Tour Virtual Igreja Matriz de Bom Jesus do Itabapoana
Tour Virtual 360° Igreja Matriz de Bom Jesus do Itabapoana
A Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus, erguida em frente a Praça Governador Portela, no centro da cidade, foi inaugurada em 1880 pelo Pe. Guedes Machado. Em 1931, foi remodelada pelo Pe. Antonio Francisco de Mello, erguendo uma torre de 22 metros de altura, conservada até hoje. Já a porta da igreja foi esculpida pelos espanhóis Francisco Fernando Ciria, Armando Munhoz e Antonio Ruiz Lopes, a pedido do Mons. Ovídio Simon, que foi pároco de Bom Jesus de 1950 a 1956. No teto da igreja vemos belas pinturas retratando o Novo Testamento, como a Via Sacra e a Transfiguração de Jesus, e os vitrais que retratam diversas fases da vida de Cristo. Em seu interior também encontramos o túmulo do saudoso Padre Mello, importante figura da história de Bom Jesus, na Capela do Divino Espírito Santo.
Igreja de Bom Jesus Crucificado e do Imaculado Coração de Maria é um templo católico neogótico em Bom Jesus do Itabapoana, RJ, Brasil. É a “Igreja Matriz” da paróquia pessoal do Senhor Bom Jesus Crucificado e do Imaculado Coração de Maria, da Administração Apostólica São João Maria Vianney.[1] Está sendo ainda construída em estilo neogótico, sendo portanto, parte do novo revivalismo de estilos tradicionais que têm ganhado força desde os anos 1980; em inglês, este movimento é denominado de New Classical Architecture. A igreja faz parte dominante do panorama da cidade de Bom Jesus.
A igreja foi fundada e começou a ser construída em 1992 para a celebração exclusiva da Missa tridentina, pelo Pe. José Paulo Vieira fazendo parte da “União Sacerdotal São João Maria Vianney” fundada pelo Bispo emérito da diocese, Dom Antônio de Castro Mayer, que se recusaram a aceitar o Concílio Vaticano II, a Missa de Paulo VI e todas as reformas subsequentes na religião católica. A Igreja está localizada em frente ao Abrigo dos Idosos José Lima construído em 1970 pelo Pe. Francisco Apoliano (nomeado Monsenhor em 1981) outras instituições que ele fundou na diocese, como a “Associação do Imaculado Coração de Maria e São Miguel Arcanjo”.[2] Em 2002 com a regularização do grupo pelo Papa João Paulo II a igreja foi erigida como Matriz da Paróquia Pessoal, então criada como parte da nova Administração apostólica.
===========================================
===========================================